Quem Somos

Já nascemos com mais de 20 anos de experiência em Biologia Molecular e Genômica.

Já nascemos com mais de 20 anos de experiência
em Biologia Molecular e Genômica.

Diagnósticos com Tecnologia

Clinimol Diagnóstico Molecular

O Laboratório Clinimol Diagnósticos Moleculares e Genéticos nasceu com uma enorme experiência acumulada em Biologia Molecular e Genômica.

Constituído há mais de cinco anos por um time de cientistas, biólogos, biomédicos e especialistas com mais de 20 anos de experiência de mercado, o Clinimol tem se destacado ao longo desse período por seu foco em inovação, pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas de biologia molecular e genômica.

Localizado Cidade de São Paulo, mais especificamente, na região da Paulista, nosso Centro Técnico conta com o que há de mais avançado em tecnologia diagnóstica molecular e genômica. Tudo pensado e planejado para atender de forma eficiente e com qualidade Laboratórios, Hospitais, Profissionais de Saúde e Clientes Individuais.

Tecnologia de Ponta

Nossas Tecnologias

Ao longo das últimas décadas o DNA (ou ADN em português) tornou-se uma das moléculas mais pesquisadas e investigadas em todo o mundo. Dentre outras motivações, esse grande interesse justifica-se pela importância dessa molécula em nossos processos biológicos e bioquímicos vitais.

Por outro lado, à medida que o interesse pela investigação científica sobre DNA cresceu, novas técnicas e tecnologias, envolvidas nesse processo, foram sendo desenvolvidas e aprimoradas.

Atualmente o Clinimol possui em seu Núcleo Técnico Operacional equipamentos que representam cada uma dessas tecnologias. O quê permite ao nosso time técnico-científico investigar o DNA de múltiplas formas e sob diversas perspectivas. Tudo na busca de resultados precisos para Médicos, Profissionais de Saúde e Pacientes.

Droplet Digital PCR - (dd-PCR)

Inovando mais uma vez em tecnologia, a PCR digital nos proporciona, através da técnica de gotas (droplet), aumentar ainda mais a sensibilidade na detecção do alvo de interesse. A dd-PCR funciona como uma qPCR, exceto que divide as amostras de DNA em milhares de partições de reações separadas, o que favorece a amplificação de alvos com quantidades menores. “Droplet” (gotas), vem do método usado – uma emulsão água-óleo que particiona as amostras em 20.000 gotas, e em cada gota ocorre a amplificação por PCR. Essa técnica é considerada extremamente valiosa, principalmente na determinação de mutações em certas células tumorais ou em sangue de pacientes, pois muitas vezes a quantidade de DNA mutado é menor em relação ao DNA normal presente no plasma. Enquanto uma PCR convencional ou a qPCR não conseguiria detectar um “anormal” no meio de tanto DNA de células normais, a ddPCR torna possível isolar o DNA mutado e não mutado em diferentes gotículas, tornando possível a detecção de ambos. Esta técnica pode ser utilizada em biopsia liquida, variação de número de cópias (CNV), detecção de sequencias raras, detecção de patógenos, entre outros.

PCR em tempo real - qPCR

A técnica de PCR em tempo real (qPCR) segue o mesmo princípio da PCR convencional, ou seja, a partir de um fragmento de DNA ou RNA (depende do seu alvo de interesse), é possível amplificar ou multiplicar esse fragmento diversas vezes. Para que seja possível amplificar o fragmento de interesse, é necessário conhecer a sequência do alvo e utilizar alguns reagentes e componentes específicos, para reproduzir o mesmo que acontece em nossas células (duplicação do DNA), só que para a técnica qPCR, diferente da PCR convencional, é necessário o uso de fluorescência na reação. O uso desta, permite que toda a reação seja monitorada em tempo real, sem a necessidade de manipulação do produto amplificado. Pelo fato de se utilizar fluorescência, a qPCR permite detectar múltiplas sequencias-alvos em uma única reação, pois é possível usar diferentes “cores” para cada alvo, destacando na rapidez e garantindo a sensibilidade em seus ensaios. A qPCR, dessa forma, veio no intuito de auxiliar no quesito sensibilidade, velocidade e aplicações, sendo utilizada em diagnósticos, principalmente na identificação de patógenos, virais ou bacterianos, assim como no diagnóstico de doenças genéticas ou de pré-disposição, como o caso da doença celíaca e intolerância à lactose.

Sequenciamento de Sanger

O Sequenciamento de Sanger foi o pioneiro em tecnologia em realizar a leitura de sequencias do genoma humano. Esta técnica, foi descrita pela primeira vez por Frederic Sanger, por volta da década de 70, e se baseia no método de terminação de cadeia, ou seja, são utilizados nucleotídeos quimicamente modificados (didesoxirribonucleotídeos – ddNTPs) e marcados com diferentes cores, para impedir a continuidade da síntese de DNA, terminando a cadeia e gerando fragmentos de diferentes tamanhos e cores. Para cada fragmento do DNA ser detectado, é necessário separá-los através da técnica eletroforese capilar, que aplica uma corrente elétrica, onde o DNA carregado negativamente, migra para o polo positivo. À medida que cada fragmento passa pelo campo, estes são identificados pela cor do fluoróforo, o qual o software consegue interpretar, traduzindo em uma sequência de DNA. Esta técnica permite identificar mutações, inserções e deleções em genes, genotipagem de SNPs, dentre outras aplicações.

Next-Generation Sequencing - NGS

A técnica NGS (do inglês Next Generation Sequencing) é uma tecnologia revolucionária que, permite a análise de múltiplos fragmentos de DNA simultaneamente, além de possibilitar que em uma mesma reação, ocorra a análise de várias amostras. A rapidez e o alto rendimento, se deve pelo fato, de sequenciar milhões de fragmentos menores (reads) de DNA, ao contrário do que ocorre no Sequenciamento de Sanger, que embora o conceito de utilizar marcadores fluorescentes na reação seja similar, o fragmento utilizado é maior e só é possível sequenciar uma amostra por vez. Por meio da técnica NGS, é possível sequenciar o genoma inteiro, identificar novos patógenos, utilizar no diagnostico molecular de doenças genéticas e canceres hereditários ou não hereditários, estudar o microbioma humano, além de outras aplicações.

Droplet Digital PCR - (dd-PCR)

Biomédica, formada em ciências Biológicas, modalidade médica, pela universidade de Mogi das Cruzes (1996).

Trabalhou como estagiária no laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical.

Na empresa Organon Teknika tinha o cargo de especialista de produtos em Biologia Molecular, participando neste período da implantação da técnica NASBA em toda rede de carga viral junto ao ministério da saúde.

Foi responsável pela implantação do Sistema de qualidade PALC e PELM em vários laboratórios. Atualmente é a responsável técnica do CliniMol.

PCR em tempo real - qPCR

Farmacêutico-Bioquímico, Responsável pelo CliniMol, teve participação em vários projetos bem sucedidos em outras empresas, como: DESENVOLVIMENTO E PADRONIZAÇÃO DE UM TESTE MOLECULAR PARA A DETECÇÃO DO VÍRUS DA HEPATITE DELTA (HDV) - FINEP Contrato no. 03.10.0193.00, que teve como resultado o pedido de uma patente, além de diversos trabalhos publicados na área, sendo responsável pelo desenvolvimento de várias técnicas, entre elas:

- Construção de RNA sintéticos para HIV, HCV, Dengue, Enterovírus entre outros, resistentes a nucleases por recombinação para controle de qualidade;
- Carga Viral do HCV, HBV, HCMV por Tempo Real com controle interno;
- Desenvolvimento de um Sistema de 15 STRs para Identificação Humana;
- Genotipagem por RFLP do HPV após detecção em Tempo Real;
- Genotipagem Fator V Leiden, Protrombina e HFE por HybProbe;
- Análise de PCR com Melting Curve para HLA-B27 e HLA B5701 entre outros;
- Genotipagem de SNPs para análise de riscos de desenvolvimento de doenças por Taqman;
- Sequenciamento e Resistência a drogas do HBV, HCV, e CMV.

Sequenciamento de Sanger

Biomédica, formada em 1985 pela Universidade Mogi das Cruzes, com mestrado em doenças infecciosas e parasitárias, apresenta extensa lista de publicações que inclui desenvolvimento e aplicações de testes de biologia molecular.

Atuou desde 1985 no laboratório de virologia do Instituto de Medicina Tropical, desenvolvendo pesquisas que forneceram subsídios científicos e tecnológicos para o diagnóstico, tratamento, controle e prevenção das doenças tropicais e grandes endemias do nosso país.

Participou de projetos de pesquisa de âmbito nacional juntamente com o CNPQ e a FAPESP e internacional com a The Wellcome Trust da London School, UK.

Next-Generation Sequencing - NGS

Atualmente é responsável pelo departamento Comercial do CliniMol em todo o território Nacional.

Nossos Pilares

A Base do Laboratório Clinimol

Missão

Oferecer ferramentas diagnósticas com acompanhamento de qualidade, utilizando as tecnologias mais avançadas, profissionais gabaritados e excelência no atendimento.

Visão

Visa alcançar o reconhecimento pelos seus parceiros mantendo um contínuo aprimoramento e desenvolvimento em tecnologia diagnóstica.

Valores

Responsabilidade, Confiança, Segurança, Qualidade, Desenvolvimento Sustentável, e Trabalho em Equipe.