PAN HERPES/PAN NEURO QUALITATIVO

METODOLOGIAPCR em Tempo Real para a detecção dos vírus da família herpesviridae:

Nota: os testes podem ser solicitados separadamente
PRAZO5 dias úteis
LIMITE DE DETECÇÃO:200 cópias/mL

INFORMAÇÕES DE USO CLÍNICO

APLICAÇÃO CLÍNICAAs infecções virais causadas pelos herpesvírus são complicações comuns depois dos transplantes, associadas com alta morbidade e a mortalidade, sendo importante o diagnóstico precoce para o início do tratamento. Também são infecções de grande relevância em pacientes portadores de HIV, gestantes, idosos e pacientes submetidos à imunoterapia para doenças malignas. A família herpesviridae consiste em 8 membros: simplex 1 e 2 (HSV 1, HSV 2), varicela (VZV), Epstein-barr (EBV), citomegalovírus (HCMV), e herpesvírus humano 6, 7, 8 (HHV-6, HHV-7 e HHV-8). A principal característica dos herpesvírus é a habilidade do agente infeccioso de permanecer em estado latente em um hospedeiro após a infecção preliminar e serem reativados após imunossupressão. O alto índice de reativação, reinfecção ou mesmo infecção primária nos grupos de pacientes com imunossupressão pode causar graves conseqüências, como falha no enxerto, no caso dos transplantados, ou até mesmo a morte. É uma ferramenta importante no cuidado clínico de pacientes imunocomprometidos ou submetida à terapia imunossupressora. A metodologia da PCR fornece subsídios para o controle da resposta de cada indivíduo, além de possibilitar à determinação exata do tempo de submissão dos pacientes a terapia pré-emptiva e profilaxia.
VALORES DE REFERÊNCIAIndetectável/Negativo
INTERPRETAÇÃOIndetectável/Negativo
Detectável/Positivo

INFORMAÇÕES SOBRE A AMOSTRA

AMOSTRASangue total, Swab de vesícula (tampão de coleta), Líquor (LCR); Líquido amniótico, biópsia (tampão de coleta, não pode ser em formol)
VOLUME2 mL
TRANSPORTEAmostras refrigeradas ou congelada (LCR). O transporte não deve demorar mais que 24 horas
RECEBIMENTO DA AMOSTRA2ª a 6ª feira das 8h às 18h
Sábado das 8h às 12h
ARMAZENAMENTOManter a amostra sob refrigeração (2 a 8ºC) ou congelada (LCR)
ESTABILIDADE7 dias (sob refrigeração).
REJEIÇÃO DA AMOSTRAswab sem tampão de coleta, sangue com heparina, material coagulado , com volume insuficiente para a realização do exame ou fora da estabilidade. Tubos sem identificação, com identificação errada ou rasurada. Tubos vazados.